Home / CURIOSIDADES >> VEJA TODAS / CSI Medieval: pesquisadores tentam descobrir segredos forenses nos selos históricos de cera da Grã-Bretanha

CSI Medieval: pesquisadores tentam descobrir segredos forenses nos selos históricos de cera da Grã-Bretanha

CSI Medieval: pesquisadores tentam descobrir segredos forenses nos selos históricos de cera da Grã-Bretanha.

Pesquisa histórica utiliza técnicas periciais de impressão digital nos selos de cera de milhares de documentos medievais e irá revelar novos conhecimentos acerca da sociedade britânica dos séculos XII a XIV. Tais impressões digitais, realmente únicas, podem ajudar a determinar e descobrir até mesmo crimes medievais.
 
A análise forense moderna vai ser emparelhando com uma pesquisa histórica detalhada a fim de revelar novos conhecimentos sobre a sociedade britânica medieval escondido dentro dos selos de cera de milhares de documentos históricos.
O projeto de pesquisa único, chamado Imprint, vai examinar as impressões digitais e impressões palmares deixados para trás sobre os selos de cera de documentos que datam dos séculos XII e XIV. Estes selos, anexados aos documentos, tais como transações de terra, contratos de negócios e intercâmbios financeiros foram os equivalentes medievais de assinaturas modernas e cartões de crédito.
O estudo de três anos, é financiado pelo Conselho de Pesquisa de Artes e Humanidades (AHRC) e liderada pela professora Philippa Hoskin da Universidade de Lincoln, Reino Unido, e co-investigadora Dr. Elizabeth New da Universidade de Aberystwyth. Elas irão trabalhar com materiais históricos nas catedrais de Exeter, Hereford e Lincoln, a Biblioteca Nacional do País de Gales e a Abadia de Westminster.
O objetivo é revelar mais sobre estruturas sociais do medievo, redes de autoridade, e as burocracias e protocolos por trás da autenticação e segurança de documentos na Inglaterra medieval e País de Gales. Os resultados também irão ajudar a responder perguntas sobre as alterações administrativas e legais, incluindo como a identificação do aferidor com seu selo mudou ao longo do tempo – uma prática conhecida como o “ato performativo de vedação”.
As impressões digitais obtidas durante a pesquisa dos arquivos serão comparadas com estampas modernas armazenadas em sistemas automatizados de identificação dactiloscópica (AFIS) para ver se próximos pontos de partida podem ser encontradas através de tais períodos distantes. Isto irá contribuir para a compreensão da singularidade de impressões, o avanço da ciência de identificação a partir de marcas feitas com a mão.
Essa mesma análise terá também suas referências cruzadas com todas as impressões medievais armazenadas pelo projeto. Isto traz o potencial de resoluções de crimes medievais de fraude – por exemplo, se existem cópias encontradas sobre as suspeitas de falsificações, os mesmos podem ser identificados com impressões em documentos autênticos. Conselheiros forenses de impressão, da Forensic Focus, irão apresentar os dados recolhidos em conferências e workshops para investigadores profissionais.
Professor Hoskin, Professor de Estudos Medievais na Universidade de Lincoln, disse:

“Até o século XII quase todos os documentos administrativos foram selados com cera, que impressiona uma matriz no selo para deixá-los com uma impressão distintiva. Alguns eram encomendados e alguns comprados – mas todos eram necessários para validar qualquer documento legal com o qual o dono do selo foi ligado.

“Estes selos de cera têm o potencial para nos dar tanta informação sobre os povos medievais, mas são muitas vezes postos de lado como menos importantes do que o próprio documento. Esta será a primeira vez que a informação das impressões digitais encontradas nesses selos serão examinadss, e que poderão realmente oferecer a historiadores uma nova compreensão do período.

“O estudo também vai contribuir com informações importantes para os debates atuais em medicina forense na singularidade de impressões digitais, e não só isso, mas potencialmente descobrir crimes medievais.”

As impressões serão reunidas em um arquivo online juntamente com informações detalhadas sobre as impressões de selos e documentos. Este recurso estará disponível para os investigadores, arquivistas, e o público em geral.
Como o estudo progride, haverá também oficinas para profissionais do patrimônio e aulas especiais para alunos, para compartilhar conhecimentos com curadores atuais e da próxima geração de pessoas que cuidam de documentos selados.
O histórico de trabalho do projeto será apresentado através do site que está sendo desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Humanas na Universidade de Sheffield. Haverá também workshops para membros do público, oferecendo uma visão vívida na vida medieval.
Dr. Elizabeth New, professora titular de História Medieval na Universidade de Aberystwyth, comenta que:

“Impressões palmares nos selos de cera nos trazem para perto de pessoas medievais de uma maneira muito tangível. É importante lembrar que os selos não eram apenas a preservação dos reis e nobres: homens e mulheres de todos os níveis da sociedade também definiam seus selos em documentos.

“Selos medievais continham uma variedade de imagens e palavras, proporcionando fortes declarações de identidade e fontes muito valiosas de informação sobre as pessoas, a cultura e a sociedade.

“As imagens podem nos dizer como as coisas realmente eram, e fornecem vislumbres de humor, piedade e orgulho da família. Eles também permitiam que homens e mulheres analfabetos tivessem um modo alternativo para “escrever” o seu nome.

“Esses pequenos objetos sempre tiveram grande importância, são como uma espécie de cápsula do tempo que podem abrir janelas emocionantes em vidas passadas. Examinando as impressões dessas mãos que foram deixadas para trás – tanto acidental como propositalmente – na cera juntamente com impressões de matrizes de vedação proporciona oportunidade importantes para aprofundar ainda mais nossa compreensão dos nossos antepassados ​​medievais.”

Site – Universidade de Lincoln

Fonte: http://omarenostrum.blogspot.com.br/2016/01/csi-medieval-pesquisadores-tentam.html

Verifique Também

Albodatiloscopia

É um termo criado por Luiz Reyna Almandos, palavra híbrida, composta de: ALBUS – ALVO, ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.