A APPES solicitou por ofício ao Chefe de Polícia, Joel Lyrio Junior, que uma das viaturas novas recentemente adquiridas pela PC/ES seja enviada ao Departamento de Identificação.
O Departamento de Identificação possui um rol de atribuições muito grande, que requerem deslocamentos permanentes, além das atribuições dos próprios peritos papiloscópicos, como o plantão de perícias em locais de crimes, que se encontra com apenas uma viatura para realiza-las.
Temos pleiteado da Chefia de Polícia que uma nova equipe de perícia Papiloscópica seja criada, haja vista que o volume de crimes contra o patrimônio e contra a vida que requerem o levantamento de vestígios papiloscópicos é imenso. Entretanto, apenas uma equipe fica destinada aos deslocamentos em todo o estado para proceder ao levantamento dessas provas periciais.
Dados do IBGE informam que foram cometidos em apenas um ano no Espírito Santo cerca de 213.000 (duzentos e treze mil) crimes contra o patrimônio. Apesar desse dado alarmante, os peritos papiloscópicos não foram designados para periciar nem 2% desse total de crimes. Um dos motivos é exatamente o reduzido número de peritos e a existência de apenas uma equipe de plantão diariamente.
O Chefe de Polícia atendeu ao pedido da APPES e vai encaminhar uma das viaturas novas para o Departamento.
A APPES agradece ao Chefe de Polícia pelo apoio.
AÇÃO DO 1/3 DE FÉRIAS
Alguns peritos têm perguntado sobre a ação que pleiteia a devolução do 1/3 sobre a gratificação de férias, que vinha incidindo nos salários dos peritos papiloscópicos.
A APPES entrou com 05 (cinco) ações requerendo na Justiça a devolução desses valores cobrados indevidamente. Cada uma dessas ações se encontra no nome de um perito Papiloscópico encabeçando. E cada ação contém um grupo de peritos. O advogado entendeu ser melhor dividir as ações em grupos para facilitar sua tramitação na Justiça.
Todas as demais Entidades dos Policiais convocaram seus associados para arcarem, cada um, com as custas judiciais das ações interpostas. A APPES, entretanto, optou por arcar com as custas desses cinco grupos de ações. Em vez de convocar cada associado para pagar as custas na sua ação, a APPES está arcando com as custas dos cinco grupos, pegando todos os peritos papiloscópicos que enviaram sua procuração para a Associação.
Portanto, os associados da APPES estão seguros e não precisam tirar essa quantia do próprio bolso. A ação continua tramitando na Justiça e qualquer novidade comunicamos.