O governo do estado anunciou, através da secretaria de segurança, a abertura de concurso para a contratação de 21 peritos em criminalística.
Depois de chegar ao governo anulando o concurso que foi realizado há dois anos atrás, por motivos ainda não bem esclarecidos, abre novas vagas apenas para o cargo de perito criminal e todos os demais cargos da Polícia Técnica (auxiliar de perícia médica, médico legista, perito fotográfico criminal, perito bioquímico-toxicologista e perito papiloscópico) ficam de fora do novo concurso anunciado, causando um tremendo mal estar em várias categorias.
No concurso realizado há dois anos, 26.000 (vinte e seis mil pessoas) concorreram e 3.000 (três mil) foram aprovadas, e muitos estão aguardando uma definição da Justiça.
Os peritos papiloscópicos, por exemplo, encontram-se com os quadros totalmente defasados (o último concurso foi realizado há 13 anos). Seguramente, há uma defasagem de 100% no número de peritos (o Interior do Estado se encontra quase inteiro sem peritos papiloscópicos, o que faz a lei ser diariamente descumprida).
A categoria está estafada, cansada e descrente nas promessas vãs de mais um governo que passa sem dar valor aos seus servidores.
O Sindicato dos Policiais – Sindipol está acompanhando o desenrolar da questão e aguarda bom senso por parte da secretaria de segurança. A Polícia Técnica está totalmente sucateada e o governo tem que olhar para seus quadros com igualdade, pois isso é vital para o eficaz combate à violência e à criminalidade.
De qualquer forma, as turbinas estão sendo aquecidas, já que o passado político do governante que aí se encontra é conhecido e é sabido ser ele um grande massacrador de servidores e de suas representações (vide os servidores da prefeitura de Vitória).
Passado o primeiro ano de esperança no governo, tudo começa a ficar mais claro para os policiais e a insatisfação com as péssimas condições de trabalho e a falta de uma política salarial digna mais uma vez será denunciada pelo Sindipol em protestos de rua, que devem começar muito em breve.
BOM SENSO GOVERNO!!!
Notícia adicionada em: 5/7/2004 1:33:32 PM