Home / NOTICIAS >> VER TODAS / Duas notícias, mesma opinão: por que o ES ficou de fora?

Duas notícias, mesma opinão: por que o ES ficou de fora?

COMENTÁRIO: O departamento de identificação da PC/ES ficou de fora porque não tem violencia no estado  e nossos indices de criminalidade são muito baixos.

1) Ministro da Justiça entrega equipamento a PF e PCs do Brasil

O Ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, participa hoje (29) da cerimônia de entrega de equipamentos de perícia para a Polícia Federal do DF e de todos os estados. O evento será às 10h, no Salão Negro do Ministério da Justiça.

São maletas com netbooks, reagentes de sangue,máquinas fotográficas, trenas eletrônicas, GPS, material para coleta de impressões digitais ematerial de isolamento da área, além de um kit completo para vasculhar o local do crime.

Com esse equipamento, o perito pode detectar e coletar vestígios como fios de cabelo, sangue, esperma, saliva ou impressões digitais.

Fonte: Correio Braziliense

2) MJ destinará R$ 75 milhões em equipamentos de perícia para os estados

29/09/2010 07h58 Brasília, 29/09/10 (MJ)

O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, apresentou nesta quarta-feira (29), em Brasília, os equipamentos de perícia que o governo irá fornecer aos estados, ao Distrito Federal e à Polícia Federal. Um dos principais itens adquiridos para os estados são maletas de perícia de local do crime, com equipamentos para localização de vestígios e para registro, medição e colheita de evidências materiais.

As maletas são compostas por itens como reagentes de sangue e drogas, máquinas fotográficas, trenas eletrônicas, GPS, netbooks, lupas, material para coleta de impressões digitais e material para isolamento de área.

Com as maletas, o perito pode detectar e coletar vestígios como fios de cabelo, sangue, esperma, saliva ou impressões digitais. No total, serão entregues 1.100 maletas de perícia.

O ministro da Justiça afirmou que o Brasil é o primeiro país a utilizar esse tipo de equipamento pericial. “Nada melhor do que uma perícia bem preparada para a solução de crimes. A capacitação de policiais e o investimento tecnológico são fundamentais”, disse.

Segundo Barreto, investigações que hoje são vistas em seriados policiais de TV e filmes de ficção científica também podem ser realizadas na vida real.

Além dos kits de perícia, serão entregues aos estados 57 luzes forenses multi-espectrais, capazes de fazer a “varredura” de locais de crimes em busca de vestígios como manchas de sangue, pêlos, unhas, fibras e impressões digitais.

Também estão sendo comprados 35 microcomparadores balísticos (usados para exames em projéteis disparados e eventual associação com armas de fogo), 18 scanners radiográficos (usados por médicos-legistas para laudos periciais mais ilustrativos, precisos e confiáveis em corpos), 31 cromatógrafos gasosos (que permitem o exame acurado de substâncias tóxicas e entorpecentes) e 150 câmaras frigoríficas para cadáveres (capazes de conservar corpos ou partes necessárias para exames periciais).

No total, serão investidos R$ 75 milhões na compra destes equipamentos.

Ao longo de 2010, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça vem investindo na modernização da perícia forense, que inclui a aquisição de equipamentos para os estados e cursos de capacitação.

Após a apresentação dos equipamentos, foi realizada uma oficina de perícia forense e local de crime, voltada para profissionais da área. A capacitação segue até a próxima sexta-feira (1°).

Fonte: Ministério da Justiça

Notícia adicionada em: 9/30/2010 3:54:39 PM

Verifique Também

A quem interessa?

Conheça o trabalho dos Peritos Oficiais Criminais. Espírito Santo paga pior salário do país paraos ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.