Home / NOTICIAS >> VER TODAS / FIALHO JUNIOR E SELMA COUTO VISITAM DEPARTAMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DE SURPRESA

FIALHO JUNIOR E SELMA COUTO VISITAM DEPARTAMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DE SURPRESA

Os peritos papiloscópicos foram tomados de surpresa com uma visita feita pelo Presidente da Associação dos Investigadores de Polícia – Júnior Fialho – e pela Chefe da Polícia Civil – Selma Couto – na tarde de hoje (dia 12/05/04) cujo objetivo parece ter sido o de constatar a viabilidade de mudança do Departamento de Identificação para o prédio da Chefatura de Polícia.
Ao que parece, existe uma verba de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais) para ser aplicada na melhoria do prédio da Chefatura, que passaria a abrigar tanto os peritos papiloscópicos quanto os peritos criminais e criminais especiais, bem como os fotógrafos criminais (peritos fotográficos criminais).
Júnior Fialho comentou com alguns peritos papiloscópicos que as divisões entre os quadros periciais da Polícia têm que acabar e que ele intercederia junto ao governo para acabar com essas pendengas, que impedem o engrandecimento da Instituição e a unificação das lutas sindicais.
Sábias palavras as do Presidente Júnior, pois não é de hoje que as divisões da Polícia Civil têm enfraquecido as lutas e conquistas dos policiais e, caso algo não seja realmente feito, a tendência é a categoria voltar a receber dois ou três salários mínimos por mês, como num passado muito recente.
Mas não só as divisões entre os peritos devem ser sanadas. As existentes entre os agentes de polícia, os investigadores e os escrivães também devem. Todos devemos fazer uma mea culpa e reconhecer os erros, buscando alternativas para o engrandecimento das categorias, pois as divisões acabarão com o movimento sindical dos policiais.
Apenas duas alternativas existem para os trabalhadores nas lutas para conquistar melhores dias: a primeira é partir para uma política de enfrentamento com o governo (e isso só funciona se a categoria apoiar e estiver unida) e a segunda é se aliar à política do governo e tentar alcançar melhorias através de acordos de existência pacífica.
O Presidente Fialho tem seguido a segunda linha, qual seja: a de buscar junto ao Governo, através do diálogo, novas conquistas para os policiais. É louvável sua iniciativa de tentar, acompanhado da Chefia de Polícia, uma solução para a Polícia Técnica, que está literalmente o caos; ainda mais agora quando o Governo decide aplicar o dinheiro do Funrepoci para pagar recompensas a quem entregar criminosos (O Funrepoci foi criado para a recuperação da Polícia Civil e da Polícia Técnica mas seu dinheiro nunca foi utilizado para tal fim, contrariando a lei que o criou).
Outra reclamação dos peritos foi em relação ao prédio do Horto-Mercado (na Enseada do Suá). Há quase cinco anos os governos dizem que aquele prédio seria destinado à Polícia Técnica. Muitas viagens foram feitas a Brasília e estava quase tudo acertado com o Ministério da Justiça. Entretanto, esta semana deu na imprensa que o prédio do Horto-Mercado vai virar um centro cultural.
Enfim temos que crescer e para tanto só com muita luta ou com uma aliança com o governo poderemos lograr êxito. Os peritos agradecem ao Presidente Júnior e a Chefe de Polícia Selma Couto pelo diálogo democrático mantido com a categoria e esperam que a promessa seja cumprida, ou seja, esperam que consigam acabar com as divisões entre os peritos e que consigam do Governo um local digno para a instalação da Polícia Técnica, pois os peritos estão descrentes em promessas de governos que entram e saem sem que nada mude e sem que a Polícia Técnica seja realmente valorizada no combate ao crime.
Avante companheiros !!!

Notícia adicionada em: 5/12/2004 11:19:12 PM

Verifique Também

A quem interessa?

Conheça o trabalho dos Peritos Oficiais Criminais. Espírito Santo paga pior salário do país paraos ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.