Home / NOTICIAS >> VER TODAS / INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO: POTÊNCIA PERICIAL DO SÉCULO XXI
vision box 5

INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO: POTÊNCIA PERICIAL DO SÉCULO XXI

vision box 5Enquanto a identificação de impressões digitais e biometrias interligadas à identificação humana na área da segurança crescerão exponencialmente nos próximos anos, proporcionalmente crescerão ainda mais em análises forenses.

Handprints, pegadas e impressões digitais têm sido usadas para resolver inúmeros casos. Isto não é surpreendente considerando que peritos e pesquisadores ainda não encontraram duas impressões digitais idênticas. Bilhões de impressões digitais foram comparadas usando tecnologia avançada e, enquanto similaridades ocorreram, sempre houve grandes ou minutas diferenças que distinguem uma impressão da outra.

Novos métodos de identificação estão constantemente a ser experimentados. A par disso, impressões digitais constituem a forma mais exata de identificação e é usada em todo o mundo para um número crescente de efeitos. Enfim, nada ainda se compara às impressões digitais em matéria de segurança, eficiência, praticidade e aplicabilidade. Brevemente, até seu próprio cofre você abrirá por meio de impressão digital. Pode-se dizer, sem dúvida, que identidade é sinônimo de impressão digital.

Angewandte Chemie apresenta um resumo dos principais avanços da Química na análise de impressões digitais. Agora é possível não somente identificar o suspeito – mas também saber se ele fuma, bebe, usa drogas, se é gordo ou magro, se tocou em explosivos e – ainda – como anda seu estado de saúde. Dentre os vários avanços, destaca-se o uso de nanotecnologia. Um exemplo são nanopartículas decoradas com anticorpos e outros grupos de reconhecimento molecular. Basta um spray de uma suspensão destas nanopartículas que, em função das moléculas presentes na impressão digital, as nanopartículas decoradas mudam de cor – acusando a presença das moléculas alvo. 

vision boxDentre as seis tendências tecnológicas que dominaram 2012, as impressões digitais figuram com grande destaque. Com a utilização recente de scanners de longo alcance, isso traduz ainda mais flexibilidade na forma como um ponto de verificação de segurança funciona e a identificação passa a garantir processamento cada vez mais rápido. 

Na área de vídeo-monitoramento e de imagens integradas à identificação e à segurança, os avanços das biometrias associadas (íris, voz, reconhecimento facial e impressões digitais) apresentará os maiores investimentos nos próximos anos, em todo o mundo.

Departamento de Identificação

Centralizando todo o avanço que desfrutarão as tecnologias da identificação, segurança pública e segurança privada, figuram como órgãos principais os Institutos de Identificação.

Em recente visita a grandes empresas de ponta do setor, foram apresentadas tecnologias interligadas aos Institutos de Identificação que farão algumas práticas atuais parecerem brincadeiras de crianças pré-históricas.

Um retrato falado de um criminoso confeccionado nos Institutos poderá ser imediatamente relacionado à sua imagem, podendo os peritos em identificação fornecer a pessoa ou grupo de pessoas que os investigadores devem concentrar sua captura.

No âmbito das transações comerciais e do sistema bancário com base no sistema Afis, os peritos em identificação fornecerão no ato das transações a identidade real da pessoa que está efetuando uma compra ou um saque bancário. Uma solução de segurança sem precedentes há muito aguardada por esse setor.

vison box 7A utilização de totens (cabines biométricas), a exemplo das usadas em Portugal e na Suécia, possibilitarão que o próprio cidadão se auto identifique, podendo retirar seu documento de identidade de forma concentrada numa única cabine, de forma confortável, segura e ágil, foi um dos destaques apresentados pelas empresas.

Em épocas de tolerância zero com o uso de bebidas e drogas no trânsito, foi apresentada uma tecnologia que constata pelas impressões digitais se o condutor do veículo fez uso de substâncias proibidas. Uma tecnologia não invasiva, em que o cidadão não será obrigado a fornecer provas contra si mesmo, contrariando a Constituição, e que é muito esperada.

A implantação do sistema informatizado de impressões papilares – Afis, que no Espírito Santo inclui também o sistema palmar e facial, conforme informações dos idealizadores do projeto, mudará radicalmente a realidade dos peritos em identificação e da população. Conjugado com o sistema de certificação digital interligado ao comércio e aos bancos, cada transação efetivada, em cada Município, levará a assinatura digital dos peritos do Instituto de Identificação.

O céu é o limite no futuro dos peritos em identificação e no desenvolvimento dos Institutos de Identificação! O século XXI se apresentará como a revolução dos sistemas de identificação humana por meio das novas tecnologias biométricas. E os Institutos de Identificação serão os centros dessas mudanças.

Verifique Também

A quem interessa?

Conheça o trabalho dos Peritos Oficiais Criminais. Espírito Santo paga pior salário do país paraos ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.