Home / NOTICIAS >> VER TODAS / JUIZ E PROMOTORA VISITAM CRIMINAL E MONODATILAR
justia e mp.jpg - 13.31 Kb

JUIZ E PROMOTORA VISITAM CRIMINAL E MONODATILAR

justia e mp.jpg - 13.31 KbO juiz titular da Vara das Execuções de Viana, Dr. Rubens José da Cruz, e a promotora titular junto àquela Vara, Dr.ª Luciana de Andrade, fizeram uma visita a Chefia do Departamento de Identificação, objetivando conhecer o funcionamento da Seção Criminal e da Seção Monodatilar, nesta quinta-feira (03/02).

Em contato com a Chefe do Departamento, Etelvina de Lanna Encarnação, o juiz e a promotora fizeram questão de ir pessoalmente conhecer o funcionamento dessas Seções, que tanto os auxiliam sanando dúvidas a respeito da verdadeira identidade dos criminosos.

Assoberbados de trabalho na Vara das Execuções, o juiz e a promotora, num ato de extrema sensibilidade e espírito público, foram conhecer pessoalmente os trabalhos e os laudos que são confeccionados no Mono e enviados para o Ministério Público e para a Justiça, especialmente os que são enviados para a Vara das Execuções na qual atuam.

E foram conhecer porque ficaram muito interessados nos laudos enviados e em estar auxiliando a fazer o trabalho do Mono fluir com rapidez, pois se embasam nos laudos que nele são confeccionados para fundamentar as execuções judiciais pelas quais são responsáveis, em casos de dúvidas sobre identidade dos criminosos.Como temos postado em várias matérias, as alterações trazidas pela Lei nº 12.037, que trata de identificação criminal do civilmente identificado, tem feito ocorrer com frequência cada vez maior casos em que está se tornando quase impossível desvendar a verdadeira identidade dos criminosos.

Os criminosos têm-se utilizado de subterfúgios para dificultar ao máximo suas identidades, causando um trabalho penoso para o Ministério Público e para a Justiça na Vara das Execuções. E os laudos confeccionados no Monodatilar têm sido uma ferramenta imprescindível para auxiliá-los na tarefa de esclarecer as reais identidades desses criminosos.

Foi mostrado ao juiz e à promotora as dificuldades enfrentadas pelos peritos do Mono, principalmente a falta do AFIS (sistema automatizado de busca de impressões digitais), que já poderia ter sido adquirido pelo Estado e instalado na Seção, se as prioridades dos governos fossem mais sérias.

Elogiando bastante o trabalho desenvolvido pelo Mono, o juiz e a promotora quiseram conhecer todo o funcionamento da Seção, hipotecando todo o apoio necessário para fazer fluir os laudos que fundamentam os processos pelos quais são responsáveis.

Os peritos papiloscópicos agradecem publicamente ao juiz e à promotora da Vara das Execuções do Município de Viana/ES, contando com o apoio hipotecado, a fim de cooperar com o desempenho de suas relevantes tarefas em prol da promoção de justiça.

Verifique Também

A quem interessa?

Conheça o trabalho dos Peritos Oficiais Criminais. Espírito Santo paga pior salário do país paraos ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.