Home / NOTICIAS >> VER TODAS / PERITOS PAPILOSCÓPICOS ENTRAM EM ESTADO DE GREVE
img 1557 2

PERITOS PAPILOSCÓPICOS ENTRAM EM ESTADO DE GREVE

img 1557     2

Reunidos em Assembleia Geral Extraordinária no Departamento de Identificação (18-02), com a presença do Sindicato dos Policiais Civis – Sindipol, os peritos papiloscópicos deliberaram por entrar em estado de greve, ficando marcado para o dia 26-02 (data da nova Assembleia Geral) a reavaliação do movimento e o início dos atos de protesto da categoria.

Os diretores do Sindipol que estiveram presentes na Assembleia puderam constatar a grande insatisfação da categoria com o tratamento desigual que vem sendo dado ao Departamento de Identificação e seu quadro de peritos pela atual direção da SPTC.

Os pontos de insatisfação, de conhecimento geral são: 1) o desmonte do plantão da categoria pela própria SPTC; 2) a não inclusão do cargo no concurso para a PC e 3) recomposição salarial da perícia, cujos salários já são os menores do país.

Em relação ao concurso, uma notícia pra lá de contrária aos interesses da sociedade e estapafúrdia foi dada pela Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa. Segundo a Comissão, o Secretário de Segurança havia concordado em incluir o cargo de perito papiloscópico no concurso, e quem foi contra foi a Chefia da PC/ES e o superintendente da SPTC. Um negócio que não dá nem para acreditar, de tão absurdo.

Reunião na SPTC após Assembleia

reunio appes-sindipol 18.02.13 4               1Terminada a Assembleia, foi realizada uma reunião no gabinete da SPTC, composta por três peritos plantonistas, a Chefe do Plantão de Perícia e a chefe do Departamento de Identificação. Foram também chamados para participar, o Chefe do Plantão do Departamento de Criminalística e o Chefe daquele Departamento.

Todas as insatisfações e problemas foram colocados na mesa, principalmente o facilmente comprovado desmonte da perícia papiloscópica após a criação das equipes unificadas de locais de crimes.

A redução da atuação da categoria nos crimes em que legal e obrigatoriamente deve atuar (com resultados muito satisfatórios) foi da ordem de quase 80%. Ou seja, enquanto a sociedade clama por maior segurança e pelo efetivo levantamento de provas periciais, a SPTC cria um sistema que desmonta o que vinha funcionando a pleno vapor, além de causar um desestímulo enorme nos peritos que atuam nas cenas dos crimes.

Efetivamente, da reunião o que se poderia esperar é mais um jogo de empurra para tentar acertar algo que já nasceu sem conserto; que só prejudica a população. Um lero-lero infindável na tentativa de acertar algo imposto goela abaixo, contrário às ponderações feitas desde que foi inventado nos gabinetes.

Appes e Sindipol vão recorrer diretamente à Sesp

reunio appes-sindipol 18.02.13 3      1Sabedores que pouco adianta recorrer aos canais dentro da PC/ES, a Appes e o Sindipol vão agendar uma reunião na Sesp para requerer que o plantão da perícia papiloscópica volte a funcionar da forma em que se encontrava, dando resultados altamente satisfatórios para a população.

Paralelamente, os movimentos da categoria continuam, na Assembleia Geral marcada para o dia 26-02, às 13h, no Departamento de Identificação, na qual serão traçadas as formas de manifestação da categoria nas portas do Palácio Anchieta e pelas ruas de Vitória. 

Verifique Também

A quem interessa?

Conheça o trabalho dos Peritos Oficiais Criminais. Espírito Santo paga pior salário do país paraos ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.