Home / NOTICIAS >> VER TODAS / PESQUISAS LEGAIS PODEM ATRASAR IDENTIDADE MAIS DE ANO
assem 27-03 4

PESQUISAS LEGAIS PODEM ATRASAR IDENTIDADE MAIS DE ANO

assem 27-03 4

Reunidos em Assembleia nesta terça (27/03), os peritos papiloscópicos deliberaram que a categoria deve voltar a ser tratada com o respeito devido por parte de setores do governo, a fim de que a população não saia altamente prejudicada com o abandono a que se encontra relegado o Departamento de Identificação e seus peritos.

A categoria decidiu que A APPES deve contatar imediatamente o Chefe da PC/ES e o Secretário de Segurança comunicando que serão realizadas as pesquisas impostas pela legislação e que os Registros Gerais dos cidadãos somente vão ser emitidos após as classificações, pesquisas e comparações das impressões digitais no banco de dados civil do Departamento, objetivando impedir o derrame de documentos falsos que volta e meia são noticiados pela imprensa, redundando na desvalorização da identificação civil dos cidadãos e nas falsidades documentais que comprometem a segurança pública.

Mesmo que sejam colocados todos os atuais peritos papiloscópicos para realizar essa tarefa, diante da gritante defasagem nos quadros da categoria, que já estava há 22 anos sem concurso, ainda assim será impossível emitir os RG’s no prazo atual (cinco dias), principalmente em postos de identidade como o Faça Fácil Cidadão. O primeiro Posto escolhido para que os documentos de identidade só sejam emitidos após as pesquisas é exatamente o Faça Fácil.

Consequentemente, o prazo de entrega dos documentos de identidade podem levar meses para chegar às mãos dos requerentes.

assem 27-03 3Todos esses casos de falsidade documental se devem à falta de peritos papiloscópicos e à total ausência de investimentos no Departamento nos últimos anos. O Departamento de Identificação sempre foi tratado com total descaso e os peritos papiloscópicos sempre labutam cooperando com o governo, sem a devida valorização e respeito.

Evidentemente, os peritos papiloscópicos demonstraram mais uma vez sua responsabilidade pela população, entendendo que a APPES deve estar se reunindo com a Chefia da PC/ES e com a Sesp, buscando meios concretos de solucionar esse grave problema.

A categoria quer garantias reais de que o governo está sensível à nomeação dos integrantes do cargo aprovados no concurso em andamento e que estará investindo na colocação do Afis Civil sob o controle dos peritos papiloscópicos no Departamento de Identificação. Os alegados investimentos até agora não saíram do papel, nada passando de informações divulgadas pela imprensa, sem qualquer efetividade. Muitas notícias, mas investimentos zero!

Observando que a PC/ES e a Sesp não estão de fato buscando investir no Departamento e reconhecendo o valor do cargo para a segurança dos capixabas, as pesquisas legais serão intensificadas e estendidas para todos os demais postos de identificação. E as pesquisas serão paulatinamente estendidas para o setor criminal do Departamento, o que pode causar um caos no MP e na Justiça ainda maior.

E aí, caro cidadão, você vai levar mais de ano para obter seu documento de identidade e o seu “nada consta”.

Verifique Também

A quem interessa?

Conheça o trabalho dos Peritos Oficiais Criminais. Espírito Santo paga pior salário do país paraos ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.