Home / NOTICIAS >> VER TODAS / Policiais Civis saem em passeata e cobram o fim da Sesp e secretário dá linha

Policiais Civis saem em passeata e cobram o fim da Sesp e secretário dá linha

14054351_1789184687985464_7677188082682646782_o

As Entidades Unidas se reuniram em Assembleia Geral Unificada na manhã desta segunda-feira (22) e mais de setecentos Policiais Civis saíram em passeata em direção à Secretaria de Segurança para protestar contra o descaso do governo.

Numa Assembleia em que a tônica foi a indignação contra os “cardeais” da Instituição, as interpretações equivocadas e maléficas em relação às promoções dos policiais e o não atendimento da pauta de reivindicações junto ao governo, os policiais civis tomaram as ruas de Vitória, protestando e recebendo o apoio da população por onde passavam.

14115422_1192678120753524_1538291818837437820_oAfinal, ninguém está seguro no ES e há tempos a cúpula da segurança pública de nosso Estado e da Polícia Civil não desfruta de crédito popular, pois o povo sabe que a criminalidade continua dando as cartas no Espírito Santo, trancafiando os cidadãos cumpridores de seus deveres, enquanto os criminosos agem livremente.

A palavra de ordem foi unânime: descaso! Descaso com os policiais civis e com a população, que sofre as consequências de uma segurança pública de fachada, que não atua para coibir o descumprimento das leis dentro dos próprios órgãos de segurança e que, portanto, não tem condições de admoestar criminosos pelo mesmo fato.

Entrega de cargos de confiança

thumbnail_IMG_0184Na porta da SESP, mais de trezentos policiais civis assinaram um termo de entrega de cargos comissionados e de chefias, comprometendo-se todos os policiais a não assumirem em seus lugares, haja vista as péssimas condições de trabalho para cumprir o fundamento da Polícia Civil que é apurar as infrações penais. O termo de entrega dos cargos vai continuar circulando pela Instituição, demonstrando a situação caótica a que se chegou. Os policiais civis não querem ser cúmplices de um Estado fora da lei.

Fim do “elefante branco” chamado Secretaria de Segurança

Também foi protocolado junto ao governo documento das Entidades Unidas dos Policiais Civis requerendo a extinção da Secretaria de Segurança, um “elefante branco” que onera os cofres públicos em milhões, tendo se transformado numa polícia paralela inexistente na Constituição. Já que o governo quer tanto economizar dinheiro, alegando a desorganização das finanças públicas, a extinção da Sesp economizaria rios de dinheiro que são aplicados para manter uma estrutura arcaica, desnecessária e contrária à Constituição, na medida em que tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Militar podem desfrutar de status de secretarias, podendo fazer bom uso da verba destinada à SESP.

Operação “PAPELADA”, COMBATE À CORRUPÇÃO E INTENSIFICAÇÃO DO MOVIMENTO

A Assembleia Geral Unificada deliberou que nas próximas quarta-feira (24) e quinta-feira (25) será realizada a “OPERAÇÃO PAPELADA”, atuando os policiais para desentupir as unidades policiais de papéis e mais papéis. O
corrupçãofuncionamento será interno ao longo desses dias. Além disso, a OPERAÇÃO LEGALIDADE MÁXIMA será alargada com a implantação do combate à corrupção no ES. No próximo sábado, das 08:00 às 17:00, no auditório da Faesa, será realizado o Curso de Combate à Corrupção para a primeira turma de 130 policiais, que atuarão na denominada OPERAÇÃO LAVA JATO CAPIXABA.

E o movimento vai alargar sua atuação para impedir todo e qualquer ato fora da legislação nos locais de trabalho dos policiais civis. Viaturas sem condições serão bloqueadas; policiais não poderão trafegar sem que a legislação seja observada; documentos emitidos pelos policiais à revelia da legislação não poderão ser emitidos; locais sem licenças e alvarás serão interditados; delegacias sem delegados e policiais realizarão apenas serviços internos; e locais onde se pratica usurpação de função policial serão visitados e nada fora da legislação será admitido.

Secretário de Segurança foge à responsabilidade e deixa o caos nas ruas

A cena mais contundente, do dia, entretanto, foi a notícia que chegou ao movimento enquanto caminhava pelas ruas em direção à SESP: “o secretário acaba de fugir para almoçar”. “Se mandou quando soube que os policiais estavam vindo para cá”.

IMG-20160822-WA0033Segundo informações, o secretário que é possível candidato nas próximas eleições, não queria queimar o filme tendo seu nome associado a manifestações na segurança porque vende uma imagem de que tudo está bem, quer “compartilhar o bem” em filme de ficção, quando  o povo e os policiais sabem que tudo caminha muito mal.

A sociedade, impotente, assiste estarrecida a mais um possível uso da segurança para alavancar um provável candidato a cargo eletivo, repetindo um filme antigo, parecendo que a SESP serve somente para isso mesmo: eleger pessoas sem raízes capixabas para ocupar cargos eletivos no ES.

Nas portas da SESP os policiais civis ouviam de muitos cidadãos expressões hilárias e de protesto: “fugiu para Pernambuco! Tchau, querido! Até nunca mais!” – uma situação que retrata bem o que o povo pensa da segurança. O Movimento Entidades Unidas comunica que “apesar de vocês, amanhã há de ser outro dia”. Todos os policiais civis continuam na luta cada vez mais fortes, coesos e inabaláveis em prol de uma polícia judiciária valorizada.

ENTIDADES UNIDAS

Verifique Também

A quem interessa?

Conheça o trabalho dos Peritos Oficiais Criminais. Espírito Santo paga pior salário do país paraos ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.