Ter seu próprio Sindicato te chamando de velho pelas ruas é o fim da picada!
Já pensou se os policiais de mais idade, ofendidos com uma faixa discriminatória como essa resolverem entrar com uma ação coletiva pleiteando reparação por danos?
Vários colegas enviaram e-mails protestando contra os dizeres dessa faixa que discrimina inexplicavelmente grande parte dos integrantes da categoria. Primeiro, porque nem todo “bandido” é jovem; segundo porque os policiais de mais idade aliam ao conhecimento a experiência no combate à criminalidade. E na atividade policial experiência é posto!
Taxar os policiais mais experientes de “velhos” de forma pejorativa é algo que nenhum policial pensava ter que passar. Ainda mais partindo de um sindicato que se pressupõe estar na defesa de trabalhadores. Algo nunca visto!
Leiam o que diz a legislação sobre o assunto e várias opiniões de policiais indignados com tamanha discriminação partindo da Entidade por eles sustentada:
”Art. 4o Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.”
§ 2o O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, de valores, idéias e crenças, dos espaços e dos objetos pessoais.
§ 3o É dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
Pena – reclusão de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e multa.
§ 1o Na mesma pena incorre quem desdenhar, humilhar, menosprezar ou discriminar pessoa idosa, por qualquer motivo.
Art. 95. Os crimes definidos nesta Lei são de ação penal pública incondicionada.” (tudo do Estatuto do Idoso)
Leiam alguns comentários postados na internet:
“Vou preparar a minha ação, na qualidade de idoso estou me sentido ultrajado nos meus direitos…”
“Troca-se a aposentadoria especial dos policiais por um mandato de vereador…”
“NÃO ENTENDI, este SLOGAN…daqui a pouco uma ONG que tem como bandeira os DIREITOS HUMANOS, vai ajuizar uma ação contra o SINDIPOL, pois ali estão adolescentes em Conflito com a Lei, taxa-los de BANDIDOS é uma atitude impensada, discriminatória, acharam ofensivo as palavras do Promotor em relação a PCES, e agora estão colocando o SINDIPOL. na reta para ter que explicar algo tão agravante, vez que a Lei entende que os adolescente ainda estão em formação de caráter…PENSAR É UMA COISA, AGORA ESCREVER E SER EXIBIDO NA MÍDIA JÁ É OUTRA COISA…”
“Dei tudo de mim para a Polícia, num bom sentido é claro, pois passei toda a minha juventude prestando serviços para a instituição, ou seja, desde que tinha 20 anos de idade passei a pertencer aos quadros da Polícia, para quem me conhece sabe muito bem da minha historia. Mas agora cadê que alguém lembra dos bons serviços prestados? Ai ai..melhor ficar quieta…Nunca ngm reconhece nada do que se faz de bom, agora qdo se faz algo errado, uiiiiiiiiiiiiiiii é jornal metendo o pau e nome rolando pelos corredores, e por aí vai….”
“Eu estou ótima com a minha “”velhice””. Antes uma velha viva do que uma jovem morta…assim como a pegunta: De que vale um heroi morto?”
“Graças a Deus eu estou muito bem, tenho força e vontade de viver. Eu fico pensando é nos outros companheiros que qdo se aposentam estão doentes, quase na hora da morte, pq foram totalmente sugados pelo sistema. Então os chamam de “velhos”, pq não prestam mais pra nada, pq ja deram seu sangue muitas das vezes.”
“O SINDIPOL, devia contratar DUDA MENDONÇA, ai talvez saberiam fazer SLOGAN, mais bombásticos.”