Home / CURIOSIDADES >> VEJA TODAS / Cuidados especiais para os olhos
olhos.jpg - 2.38 Kb

Cuidados especiais para os olhos

olhos.jpg - 2.38 KbEssas pequenas circunferências captam cerca de 864 mil mensagens por dia, moldando incessantemente suas emoções. Por todo esse trabalho, seus olhos merecem relaxar – o que tranqüiliza a mente e aguça a percepção.

 

Para dar conta de sua extraordinária atividade, os olhos realizam uma operação sofis-ticada e minuciosa. Medindo apenas 2,5 cm de diâmetro, realizam o milagre da multiplicação. Maravilhado com essa capacidade do olhar, o pintor italiano Leonardo da Vinci (1452-1519) escreveu que só aceitamos a prisão do corpo porque com os olhos podemos abraçar abeleza do mundo.

Pura poesia que foi traduzida pela Ciência em números surpreendentes: os olhos registram em média 36 mil mensagens por hora. O que faz da visão o sentido mais exigido. “Cerca de 70% dos estímulos que recebemos do exterior chegam através dos olhos”, afirmam os médicos.

Segundo a Universidade Federal de São Paulo, quando olhamos um objeto, sua imagem atravessa a córnea – a película transparente que protege os olhos – e chega à íris, a parte colorida.

No centro dela está a pupila, ou menina-do-olho, que se expande ou se contrai para regular a quantidade de luz recebida. Depois de ajustada, a imagem é enviada para uma espécie de lente, o cristalino, que a lança, de cabeça para baixo, à retina, que atua como tela no fundo do olho. Ali, mais de 100 milhões de células transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos – a linguagem que o cérebro entende – , enquanto outras, os cones, respondem pela percepção das cores.

A visão se completa no cérebro, que reconverte a imagem à posição normal. Todo esse processo complexo é feito num piscar de olhos. Aliás, piscar, esse gesto quase automático, é o modo mais fácil de manter os olhos vívidos e saudáveis.

Piscamos cerca de 25 vezes por minuto. Mas, preste atenção, esse número cai para entre oito e dez piscadelas diante do computador, segundo cálculos de fisioterapeutas. A tendência é deixá-los cada vez mais fixos, o que causa a perda da mobilidade ocular e da visão periférica de 180º. Alguns médicos concordam e apontam uma razão emocional para os problemas de visão: – As pessoas recebem um bombardeio visual intenso e estão tão estressadas que, inconscientemente, não querem enxergar o que se passa a sua volta. É uma forma de prote-ção ao excesso de estímulos.

Aos profissionais em Papiloscopia que trabalham diariamente com lupas, computadores e minúcias de impressões digitais, relaxar a visão e a mente é fundamental. Ás vezes, pagamos um preço alto pela voracidade da visão. Estudos recentes mostram que as pessoas estão cada vez mais dependentes de óculos. Imaginem, que a cada 2 cm de altura de um maço de individuais datiloscópicas existam em média 300 fichas decadatilares a serem pesquisadas…

 

Muitas vezes, esse exercício diário nos envolve durante todo o expediente e em situações diferentes.
Iluminação inadequada e artificial, consumo excessivo de álcool, açúcar e gorduras e atividades estáticas e em interiores – como passar horas diante do computador – são fatores que estão na raiz da perda de qualidade da visão.

Hoje o homem médio não enxerga detalhes a mais de 3 m de distância e está per-dendo a acuidade visual. Quem conhece a habilidade dos índios em abater uma ave voando a grande distância sabe que o olhar não foi feito para se limitar ao horizonte geométrico do computador ou das cidades. O uso intensivo do computador pode provocar ressecamento dos olhos. As pessoas piscam menos e produzem menos lágrimas, importantes para lubrificar e hidratar os olhos, explicam os médicos.

Para beneficiar os olhos e deixar a visão mais nítida é preciso relaxar a musculatura facial e do pescoço com exercícios diários.

DICAS:

1-) Massageie toda face com a ponta dos dedos por 10 minutos.
2-) Movimente os olhos em diferentes direções sem fixá-los.
3-) Ao ar livre fixe imagens em diferentes distâncias para aumentar a acuidade visual.
4-) Quando ficar muitas horas diante do computador, pisque bastante, isso criará lágrimas adicionais para lubrificar toda a região ocular.
5-) Cubra os olhos com as mãos, sem deixar passar nenhuma luminosidade, de três a cinco minutos. Este movimento descansa completamente o nervo ótico, pois elimina toda luz vinda de fora e dirige a mente à escuridão, resultando num relaxamento geral
6-) Para suavizar os efeitos nocivos da poluição ou de um dia estressante, faça uma com-pressa de chá de camomila ou arruda, frio ou gelado. Outra opção é usar soro fisiológico frio ou gelado como compressa ou colírio.
7-) Dentre as atividades principais dos papiloscopistas temos o exame em impressões digi-tais, que requer acuidade visual e concentração. Por isso atente para o seu ambiente de tra-balho, que deverá ser bem iluminado, silencioso, ventilado, com equipamentos funcionais e móveis modernos que atendam aos requisitos de ergonometria.

Fonte: APPOL (www.appol.com.br)

Verifique Também

Nova técnica aplicada a digitais pode revelar se você é homem ou mulher

Nova técnica aplicada a digitais pode revelar se você é homem ou mulher by  ALEXANDRA ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *