Home / NOTICIAS >> VER TODAS / DELEGADO, PERITO OFICIAL E PERITO INVESTIGADOR: ESSES DEVEM SER OS NOVOS CARGOS

DELEGADO, PERITO OFICIAL E PERITO INVESTIGADOR: ESSES DEVEM SER OS NOVOS CARGOS

No terceiro encontro promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública -SENASP para discutir a Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis, em Belo Horizonte, os grupos formados por delegados, peritos da Polícia Técnica e investigadores (detetives), decidiram que as Polícias Civis devem contar com apenas três cargos policiais: delegado, perito investigador e perito oficial.
Antes de mais nada, devemos dar os parabéns aos colegas policiais do Estado Irmão dos capixabas – Minas Gerais pela acolhida e pelo esforço em proporcionar um encontro altamente digno para os policiais civis.
Durante três dias, foram debates e discussões entre os grupos formados, divididos por áreas – investigadores, delegados e peritos – que buscaram esmiuçar todo o conteúdo da Lei Orgânica proposta pela Senasp, apresentando, ao final, sugestões de excelente qualidade.
Via-se que a preocupação maior da maioria dos policiais presentes era com a unidade da Instituição e com a inserção definitiva dos policiais no contexto social; além de estarem buscando uma integração e um tratamento mais eficaz e humano entre os componentes dos vários quadros da categoria.
Os grupos apresentaram suas sugestões à Lei Orgânica, e essas sugestões serão levadas para o encontro que já está ocorrendo em Curitiba.
Depois do encontro de Curitiba, haverá um encontro geral em Brasília para ultimar a propostas apresentadas por todos os policiais envolvidos, chegando-se à edição da Lei Nacional que delimitará as linhas futuras das Polícias Civis.
O Sindipol deve informar que o convite feito ao Sindicato dos Policiais capixaba partiu da Cobrapol – Confederação Brasileira dos Policiais Civis, haja vista que ela representa a quase totalidade dos policiais brasileiros, e foi ela que conseguiu junto à Senasp que os Sindicatos dessem sua contribuição para a Lei Nacional.
O Projeto da Lei já se encontrava delimitado pela Senasp, criado por seus técnicos e policiais. Mas a Cobrapol cobrou sua participação efetiva, o que foi atendido pela Senasp.
Um dos principais pontos discutido foi a criação de apenas três cargos policiais nas Polícias Civis, que passariam a se denominar delegados, peritos oficiais e peritos investigadores.
A forma de enquadramento nos novos cargos ainda não foi apresentada, o que se espera ocorrer no último encontro a ser realizado em Brasília. Essa é uma das maiores preocupações dos Sindicatos, pois há que se encontrar uma fórmula que não prejudique os policiais dos mais diversos cargos policiais, tais como os escrivães, os agentes de policia e os auxiliares de perícia médica.
O Sindipol irá lutar para que todos os policiais civis se sintam satisfeitos com a Lei Nacional, e não medirá esforços para tanto.
Os Estados deverão se adequar às linhas da Lei Nacional para que façam jus à percepção de recursos do Governo Federal.
O Sindipol fará um encontro dos policiais capixabas para apresentar as discussões da Lei Orgânica, antes de sua finalização, bem como levará para Brasília um número de policiais da base para observarem tudo o que for decidido.

Notícia adicionada em: 7/4/2005 6:10:54 PM

Verifique Também

A quem interessa?

Conheça o trabalho dos Peritos Oficiais Criminais. Espírito Santo paga pior salário do país paraos ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.