dedos.jpg - 2.68 Kb

Dedos

O ser humano é pentadactilo nas mãos.  dedos.jpg - 2.68 Kb

 

Os dedos são o prolongamento da mão, dispostos em fileira, na ordem convencional de polegar, indicador, médio, anular e mínimo. Formados pelos ossos da falange, falanginha, falangeta, a contar da base onde se articulam com os ossos metacarpianos correspondentes, que os sustentam e dão articulação.

 

O polegar possui apenas falange e falangeta e se destaca dos demais por ser mais o grosso e curto da mão; graças à posição afastada entre os outros dedos, funciona como uma pinça, permitindo vários movimentos isoladamente, e emprega-se o polegar em tudo que se faz.

 

Os dedos apresentam duas faces: uma dorsal e outra palmar além dos bordos externo, interno e distal; guardam distâncias iguais entre si quando distendidos, e ficam unidos quando em repouso, com exceção do polegar.

 

Têm medidas de comprimento e espessura diferentes uns dos outros e seus movimentos podem ser: flexão, contração, pressão, distensão, rotativo, impulsivo oscilatório, toque ou batida, em conjunto ou separadamente.

Cada dedo tem uma função relativa à mão, aos trabalhos manuais, aos gestos e sinais, aos símbolos datiloscópicos, às atividades que o homem exerce dentro da sociedade.

Na região dorsal a epiderme apresenta a tonalidade da raça, alguns pêlos nas primeiras e segundas falanges; grandes rugosidades nas articulações intermediárias, quando os dedos estão distendidos.

 

Quando a mão está fechada, aparecem na região onde se articulam os ossos do metacarpo com as falanges, três cavas e quatro protuberâncias.

 

Na extremidade do dedo, lado do dorso da mão, nasce e cresce uma lâmina córnea abaulada contornada por uma cutícula em sua base e cantos. Essas lâminas são cortadas ou aparadas constantemente, entretanto, uns deixam as unhas longas, outros curtas, e há aqueles que tem por hábito roerem as unhas deixando-as bem curtinhas.


Os bordos externo e interno são lisos e não projetam nenhum imagem papilar. O bordo distal é a região onde as unhas se encravam e aderem e, nele, situa-se o sabugo.

Fonte: APPOL www.appol.com.br

Verifique Também

Nova técnica aplicada a digitais pode revelar se você é homem ou mulher

Nova técnica aplicada a digitais pode revelar se você é homem ou mulher by  ALEXANDRA ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *